Compartilhando até dos porquês que nem eu entendo.


Compartilhando os porquês que nem eu entendo.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A Lua de Yakuza - Shoko Tendo.


   Bem, a minha dica de leitura de hoje é A Lua de Yakuza - Shoko Tendo e para começar quero dizer que esse me surpreendeu. Bem, os que me conhecem sabem do meu gosto por romances românticos, mas eu gosto de fugir dos padrões de vez em quando, por isso gosto quando alguém me traz um livro diferente dos meus padrões mas que sabe que irei gostar, e isso foi o que aconteceu com esse livro. Então, sem mais delongas vamos ao meu resumo.
  Bem, este é um livro auto-biográfico e conta a história de Shoko Tendo, filha de um gângster, e assim já deduzimos que o livro é polêmico. Shoko começa como uma garotinha meiga, vivendo com sua família feliz, igual a muitas outras garotinhas, tirando o detalhe dela ser filha de um gângster, e esse fato causa impacto na sua vida desde cedo, fazendo sofrê-la  bullying na escola. Mas apesar disso Shoko é feliz, sem problemas familiares, nem financeiros ela aproveita sua infância. Porém a medida que ela vai entrando na adolescência as coisas vão se transformando. O pai chega bêbado em casa, sempre rodeado de acompanhantes, além disso se torna agressivo após beber, o que causa medo entre Shoko, suas irmãs e sua mãe, que tem que unir suas forças para fingir que está tudo bem. Mas esse não é o único dano causado nela pelos homens da Yakuza, um dos empregados de seu pai tenta abusá-la, fato que ela não conta a ninguém, porém nunca esquece e isso traz consequências para sua vida afetiva no futuro.
   Ao passar do tempo todo esse drama familiar, escolar, vai perfurando Shoko e a fazendo deixar de ser aquela boa menina, principalmente após sua irmã mais velha se rebelar e entrar em uma gangue. Assim Shoko aos 15 anos se torna uma Yankee, passa noites fora de casa, começa a faltar a escola, se drogar, entrando assim no que será o começo de uma vida conturbada.
  Nesse período Shoko é presa em uma casa de menores, onde pode refletir sobre o sofrimento que está causando na sua família. Mas apesar de superar essa sua fase, Shoko não deixa essa vida conturbada, entrando em um relacionamento abusivo como amante de um chefe da Yakuza. Porém nem tudo é o que aprece, os motivos que fazem Shoko se envolver nesse relacionamento é para salvar as dívidas de sua família. Nesse mesmo período Shoko se envolve com um homem bom porém casado. E vive esses dois relacionamentos, sofrendo os abusos físicos do chefe da Yakuza, além de se tronar viciada em drogas e quase morrer de uma overdose.
  Depois de tantas turbulências Shoko começa  a crescer, e mostrar a grande mulher que é. Largando seu vício, relacionamentos abusivos, trabalhando, assim ela cresce, se torna uma grande mulher, ajuda e honra sua família, vencendo todos os seus traumas. A importância que ela dá a família, a professora que acreditou no seu potencial quando ninguém mais acreditou, o casamento ,que apesar de não ter dado certo, com um bom homem a fez crescer, e claro, o seu talento em desenhar e transformar seus desenhos em tatuagens, simbolos de toda a luta que ela teve que passar para chegar onde chegou.
  Sim, eu admiro Shoko Tendo por sua transformação, por sua luta, por quem ela se tornou. E o livro me surpreendeu. 


                                                Beijo, G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário