Compartilhando até dos porquês que nem eu entendo.


Compartilhando os porquês que nem eu entendo.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

One Day



Eu defino “One Day” como um clássico moderno, atemporal, acho que é assim que ele irá se definir no futuro, aliás já foi definido assim por vários críticos.
A história de dois amigos, duas pessoas tão iguais e diferentes. Uma história de amor e de amizade. Assim são Em e Dex, Dex e Em, amigos desde muito tempo, que nem sempre se entendem mas se amam. O formato do livro já o torna diferente, cada capítulo mostra o dia 15 de Julho na vida de Emma e Dexter, desde o dia que se conheceram, os dias que passaram juntos viajando, os dias que passaram separados, mostrando cada fase das suas vidas, juntos e separados.
O livro é um romance romântico, mas não só a relação deles é retratada, mas sim a vida em si. O que você quer ser quando se é jovem, o que se torna, como lida com os problemas, as frustrações, as amizades, os sonhos. Vimos ao longo do livro as quedas e evoluções dos personagens. E, diversas vezes nos identificamos com alguma situação, algum sonho, algum pensamento. Emma e Dexter se encontram e se separam ao longo do livro, o mundo muda junto com eles.
Várias coisas chamaram minha atenção e me prenderam ao livro, primeiramente e sendo piegas, foi a linda história de amor, amor entre grandes amigos que se conhecem e se amam pelo o que são, o formato também foi algo bastante inovador, vinte anos contados através da importância do di 15 de Julho, é bastante gostoso de ler, interessante a forma como vamos vendo as mudanças no cenário geral, e interno de cada personagem e da relação entre eles. Os personagens são outro ponto alto, eles são tão reais, não tem como não se identificar, Emma e Dexter (apesar de eu ter vontade de matá-lo várias vezes) são adoráveis, de um jeito realista, sabe? E, para quem curte uma passagem pela história e mudanças culturais é bem legal ver as transformações da década oitenta para noventa e os anos dois mil.  
CONTÉM SPOLIERS,SE NÃO QUISER SABER NÃO LEIA. Rs
Preciso falar sobre o final do livro. É sabido que ele gerou muita frustração e revolta nos seus leitores, claro que uma tragédia tão inesperada e sem porque frustra á todos, eu, por exemplo, chorei feito uma menininha (e é o que eu sou. rs). Mas, o que mais vale pra mim é que eles puderam viver esse amor tão lindo, mesmo que por pouco tempo. Sabe, eu ainda acho que não adianta viver cem anos mas só, sem o amor da sua vida, melhor ter menos tempo de vida mas ser feliz, até porque encontrar E ficar junto com o amor da sua vida não tá fácil. Agora deixando de ser piegas, achei bem legal mostrar os três anos seguintes á morte da Emma, a forma como o Dexter sofreu e foi ao fundo do poço e depois conseguiu se recuperar conseguiu lutar. Isso é a vida. Abro um parêntese para falar que super achei lindo e me emocionei com ele vendo as fotos e lembrando dela, mostrando o dia no qual eles se conheceram, parecia que eu estava vendo, sabe?
ENTÃO É ISSO EU SUPER RECOMENDO. É UM LIVRO MARAVILHOS. LEIAM, LEIAM!

                                   Beijo, G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário